Blog Veja o arquivo
O bom doutor
Postado por Cotovelares às 13h59

Então chego para a minha consulta no oftalmo. Entro na sala e vou logo dizendo:

 

- Doutor, eu sei que estou seis meses atrasado para a consulta, porque o senhor pediu para vir em agosto (2006) e estou vindo só agora (janeiro/2007). Espero que ainda haja alguma chance de eu enxergar até o final do dia.

 

Mas o doutor não sorriu. Compenetrado, muito sério, limitou-se a dizer:

 

- Está passando o colírio?

 

Gostei dessa maneira como ele reagiu. Porque o fato de não ter caído na minha piadinha denotava duas coisas: o ressentimento dele, quase paternal, pelo meu descuido com algo importante relacionado à minha vida e, engolido o ressentimento, a preocupação real sobre como andavam, afinal, meus olhos imprestáveis.

 

Minha mãe andava me fazendo terrorismo com o problema. Dizia que o filho do Roberto Carlos também havia tido glaucoma e que ficara cego.

 

- O filho do Roberto Carlos!,

 

ela reiterava. Eu não quis me aprofundar em saber se ela estava falando do Rei ou o do meião, mas desconfio fortemente que fosse do primeiro.

 

Como tem dias que meus olhos ficam subitamente vermelhos, eu andei desconfiando mesmo de uma possível cegueira gradativa. Mas tem respostas que você tem medo de ouvir, então não quis perguntar ao doutor se havia mesmo chance de eu ficar cego. Imagino que se a situação fosse deveras grave, ele me diria. Ou não. Mas ficou todo contente ao medir a pressão dos olhos e verificar que ela estava controlada.

 

- Ah, mas muito bom, hein? Esse colírio é mesmo muito bom!,

 

disse, repetidas vezes. Mas daí provavelmente se lembrou que eu fora um péssimo paciente, dizendo:

 

- Você, como jornalista, precisa estar com essa visão perfeita. Se não, como vai ser? Precisa se cuidar!,

 

e tudo isso novamente num tom profundamente paternal. Eu ali, há pouco assustadíssimo com a possibilidade de ficar cego, carente, desamparado, diante de um médico que parecia sinceramente preocupado comigo. Porque quando você é criança, seus pais resolvem todos os seus problemas de saúde. Mas daí você fica velho, sua mãe opta pelo terrorismo psicológico e você fica com medo de fazer perguntas. Ô, fase.

 

Tive vontade de dar-lhe um abraço, mas me contive, prometendo não esquecer do colírio. (FF)

 

Oscar 2007
Postado por Cotovelares às 23h48

Melhor Filme

 

Babel

Os Infiltrados

Pequena Miss Sunshine

Cartas de Iwo Jima

A Rainha

 

As cotoveladas: tá pintando uma surpresa como a do ano passado. “Pequena Miss Sunshine” acabou de levar o prêmio máximo do Sindicato dos Atores dos EUA (SAG), e tem boas chances de abocanhar a estatueta dourada. Eu daria para “Os Infiltrados”.   

 

Melhor Diretor

 

Alejandro Gonzáles Iñárritu (Babel)

Martin Scorsese (Os Infiltrados)

Clint Eastwood (Cartas de Iwo Jima)

Stephen Frears (A Rainha)

Paul Greengrass (Vôo United 93)

 

As cotoveladas: já passou da hora do Scorsese levar o Oscar pra casa. E a oportunidade de premiá-lo não podia ser melhor. Fez um filmaço e resgatou seu vigor dos anos 70. O foda é cruzar mais uma vez com o cada-dia-melhor Clint Eastwood. Iñárritu fica sentadinho na poltrona.

 

Melhor Ator

 

Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue)
Ryan Gosling (Half Nelson)
Peter O'Toole (Venus)
Will Smith (À Procura da Felicidade)
Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

 

As cotoveladas: é barbada a vitória de Forest Whitaker, já agraciado com o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores. Peter O’Toole corre por fora. 

 

Melhor Atriz

 

Penélope Cruz (Volver)
Judi Dench (Notas sobre um Escândalo)
Helen Mirren (A Rainha)
Meryl Streep (O Diabo Veste Prada)
Kate Winslet (Pecados Íntimos)

 

As cotoveladas: uma pena que a Penélope Cruz tenha poucas chances. Fiquei muito comovido com a atuação dela em “Volver”, encarnou o espírito de Anna Magnani, em “Mamma Roma”, do Pasolini. A inglesa Helen Mirren é a favorita. E ninguém agüenta mais a Meryl Streep entre as indicadas. 

 

(Masini) 

 

 
Aloisio Milani    Diego Iwata Lima    Fábio Fujita    Fernão Ketelhuth    Fernando Masini    JP Ribeiro    Sérgio Praça    Vicente Laganaro
ABCD    EFGH    IJKL    MNOP    QRSTU    VWXYZ
Cadastre-se www.cotovelares.com Este mês no Clube dos Cronistas Cotovelares O passado do Clube dos Cronistas Cotovelares Faça parte do Clube dos Cronistas Cotovelares O que foi dito sobre o Clube dos Cronistas Cotovelares O que vale a pena na Internet Quem faz o Clube dos Cronistas Cotovelares cotovelares@cotovelares.com