Blog Veja o arquivo
The Grizzly Man
Postado por Cotovelares às 02h48

Uma pergunta: por que ninguém viu “O Homem Urso”, último filme do alemão Werner Herzog? Será que o documentário do homem que viveu isolado no Alasca não comoveu os críticos ou eu que esqueci de ler os cadernos culturais?

 

A história é simples e conhecida lá pras bandas do norte. Um cara chamado Timothy Treadwell resolve largar sua vida social e se isolar durante os verões nas geleiras do Alasca para tomar conta dos ursos que descem as montanhas nos períodos de calor. Até aí nada muito além de um programa da National Geographic. Mas o que era para ser uma fita de turismo com belas paisagens vira um mergulho assustador na mente do sujeito. Com a cumplicidade de poucos conhecidos, Herzog apropriou-se das imagens captadas por Timothy e reconstituiu sua aventura.

 

À medida que as cenas vão sendo exibidas – a maioria com uma câmera na mão e com um urso salivando de 3 metros de altura – percebemos que a intenção de Herzog é menos a de demonstrar uma coragem quase doentia do protagonista em aproximar-se dessas feras e mais de fazer um exercício com o espectador para tentar entender o que se passa na cabeça de Timothy. Em certo momento, ele tende a acreditar que é compreendido pelos ursos e que por isso está livre de perigo. A convicção é tanta que ele passa o tempo conversando com os animais e distribuindo carícias. Até que acontece a catástrofe anunciada.

 

Vale pelo respeito de Herzog na maneira com que aborda a vida do cara, antes considerado como apenas mais um louco solto nos EUA. E para quem pegar o dvd, é um prazer ficar até o final dos créditos ouvindo o refrão-uivo de Don Edwards na canção “Coyotes”. (Masini)

 

Para ver o trailer: http://www.apple.com/trailers/lions_gate/grizzly_man/large.html

 
Aloisio Milani    Diego Iwata Lima    Fábio Fujita    Fernão Ketelhuth    Fernando Masini    JP Ribeiro    Sérgio Praça    Vicente Laganaro
ABCD    EFGH    IJKL    MNOP    QRSTU    VWXYZ
Cadastre-se www.cotovelares.com Este mês no Clube dos Cronistas Cotovelares O passado do Clube dos Cronistas Cotovelares Faça parte do Clube dos Cronistas Cotovelares O que foi dito sobre o Clube dos Cronistas Cotovelares O que vale a pena na Internet Quem faz o Clube dos Cronistas Cotovelares cotovelares@cotovelares.com